Biografia | Katy Perry Brasil

O site está passando por uma manutenção no momento e pode apresentar alguma instabilidade. Caso tenha problemas posteriormente, atualize o cache do seu navegador pressionando Ctrl F5.

Katy Perry Tweets

Cacti must be the loneliest of all the plants in the world 😔🌵 Right, @KaceyMusgraves? #unhuggable

19 Apr

Publicidade

Biografia




Katheryn Elizabeth Hudson
nasceu no dia 25 de outubro de 1984 em Santa Barbara, Califórnia, Estados Unidos da América. É a segunda filha do casal de pastores Keith e Mary Hudson. Em uma entrevista com o Jornal Metro Internacional de Portugal, Katy Perry disse que possue ascendência portuguesa por parte da mãe. Katy também é sobrinha dos directores e roteiristas cinematográficos Frank e Eleanor Perry. Quando criança, Katy ouvia apenas músicas evangélicas e era proibida de ouvir as de outros géneros, pois seus pais consideravam-nas “músicas seculares”. Desde sua infância já cantava publicamente em restaurantes e reuniões familiares, momento em que seus talentos musicais foram descobertos; consequentemente, Katy passou a cantar no coro musical de sua igreja.
Durante sua infância, participava de escolas dominicais, acampamentos religiosos e chegou a fazer aulas de dança em Santa Bárbara. Ela e sua irmã praticavam canto através de fitas cassetes, que eram frequentemente furtadas por Katy para treinar sozinha. Aos dezesseis anos, matriculou-se na Academia de Música do Oeste em Santa Bárbara, onde aprendeu ópera italiana por um pouco tempo.

Durante o período de adolescência, Katy começou a ouvir algumas músicas não-religiosas como as do Queen, The Beach Boys, Heart, Joni Mitchell, Paul Simon, Cyndi Lauper e Alanis Morissette, o que de fato influenciou, mais tarde, no género musical de sua carreira.
Aos seus quinze anos de idade, deslocou-se de Santa Barbara para Nashville, onde trabalhou com algumas pessoas ligadas à música country e gravou algumas demos. Ela assinou com a Red Hill Records e lançou seu primeiro álbum musical em 2001, conhecido como Katy Hudson de género gospel. A cantora mudou seu nome artístico de “Katy Hudson” para “Katy Perry” pois seu primeiro nome artístico é muito parecido com a da atriz Kate Hudson e além disto, o nome ‘Perry’ era o sobrenome de solteiro de sua mãe. Em 2003, assinou contrato com a Columbia Records e participou do álbum The Matrix como vocalista. The Matrix já havia trabalhado com com outros cantores como Avril Lavigne, Liz Phair e Britney Spears, entre outros artistas. Nessa época, a cantora começou a chamar a atenção dos grandes produtores e executivos da indústria musical com alguns hits como “Broken”.
Como a Columbia não chegou a lançar o álbum, a banda tinha recuperado os direitos sobre o disco, tendo como objetivo, lançá-lo através da Let’s Hear It Records, mas mesmo assim não conseguiram. O álbum foi cancelado semanas antes do lançamento em 2004. Em 2005, assinou novamente com a Columbia Records e conheceu o produtor musical Glen Ballard, com quem compôs algumas canções como “Box”, “Diamonds” e “Long Shot”, que vieram a constituir o álbum Diamonds. Infelizmente, o álbum foi cancelado e algumas canções foram renomeadas e passaram a pertencer à Kelly Clarkson.
Em 2007 assinou contrato com a Capitol Records e iniciou-se o período de sucesso da cantora. Lançado em 20 de novembro do mesmo ano, o EP Ur So Gay foi a primeira edição. A canção foi elogiada por Madonna, “É a minha música favorita” diz em uma entrevista. O EP visava introduzir a cantora na indústria musical, que acabou transformando-a em uma celebridade. Além deste objetivo, o EP foi um meio que Perry usou para vingar-se de um ex-namorado que havia magoado-a. Após Ur So Gay foi gravado o álbum One of the Boys. Sua carreira disparou extremamente com o lançamento do single polêmico e famoso I Kissed a Girl em 6 de maio de 2008,
que desencadeou uma série de controversos comentários sobre a orientação sexual da cantora, que não manifestou-se contra ou à favor. O single foi composto pela própria Perry juntamente ao Dr. Luke, Cathy Dennis e Max Martin. I Kissed a Girl ficou no topo da parada de sucessos da Billboard e tornou-se um grande sucesso mundialmente conhecido. Segundo a cantora em uma entrevista com a revista Steppin’ Out, a inspiração para o single seria a atriz Scarlett Johansson, pela qual Perry sentiu desejo de beijá-la. Ao todo, I Kissed a Girl chegou a ficar sete semanas em primeiro no Hot 100 da Billboard e está até hoje nas paradas européias e canadenses. Logo (não oficial) da cantora durante o período de gravação do álbum One of the Boys.
Hot N Cold é o segundo single do álbum, lançado em 9 de setembro de 2008 nos Estados Unidos e Canadá, e em 10 de setembro de 2008 na Austrália. A música começou 2009 na primeira posição na loja virtual iTunes e a terceira posição na Billboard, alcançando a marca de mais de 6 milhões de unidades no mundo inteiro. Assim como I Kissed a Girl, o single foi composto por Perry, Dr. Luke e Max Martin e tornou-se uma das músicas mais populares da Billboard, na posição #3 da Billboard Hot 100. Tornou-se segundo lugar do top five em mais de dez países, incluindo Reino Unido, Austrália, Irlanda e Nova Zelândia; chegando ao topo das paradas na Turquia, Finlândia, Alemanha, Grécia, Canadá, Noruega e Dinamarca. O terceiro single do seu álbum foi Thinking of You, lançado originalmente nos Estados Unidos em janeiro de 2009. Foi o primeiro single de One of the Boys composto exclusivamente por Perry, que assim como os outros dois singles e seu Ep, fez sucesso internacionalmente. Foi classificado como número #29 da Billboard Hot 100, com um desempenho nas paradas musicais inferior aos singles anteriores.
No Brasil, a música teve um bom desempenho devido à empregação deste single na novela Caminho das Índias da Rede Globo, que consequentemente fez com que Thinking of You fosse mais executada nas rádios brasileiras, segundo uma pesquisa, em segundo lugar de um total de dez. O quarto e último single do álbum de Perry foi o também sucesso Waking Up in Vegas, composta por Perry, Desmond Child e Andreas Carlsson. Foi classificada pela Billboard Hot 100 como #14 e #11 pela Canadian Hot 100. Com Waking Up In Vegas, a cantora conseguiu no mês de agosto de 2009, o que já havia feito com I Kissed A Girl e Hot N Cold, que alcançaram o primeiro lugar das paradas norte-americanas.  Em maio, ela reatou o namoro com Travis McCoy, mas eles terminaram novamente em setembro de 2009. Ela participou do MTV Video Music Awards de 2009, indicada na categoria “Melhor Videoclipe Feminino” com “Hot N Cold” e cantando “We Will Rock You” do Queen acompanhada de Joe Perry. Durante a premiação, ela conheceu e começou a namorar com apresentador do evento, Russell Brand. A cantora participou da canção remixada da dupla de música eletrônica, 3OH!3, chamada Starstrukk e que foi lançada oficialmente no programa de rádio On Air with Ryan Seacrest em setembro de 2009. Em 5 de novembro, Katy Perry quebrou um recorde de quinze anos ao apresentar o MTV Europe Music Awards de 2009 por dois anos consecutivos, onde também foi indicada na categoria “Melhor Videoclipe” com “Waking Up in Vegas” e “Melhor Artista Feminina”.

Em novembro de 2009, a parceria entre a MTV e a Capitol Records resultou no lançamento do álbum acústico MTV Unplugged: Katy Perry, com versões acústicas de algumas faixas de One of the Boys, cover do Fountains of Wayne e uma canção inédita chamada “Brick by Brick” que foi escrita pela própria Katy, mas nunca lançada oficialmente até então. Logo depois ela participou da canção intitulada If We Ever Meet Again, do rapper Timbaland e que foi lançada como quarto single promocional do álbum Timbaland Presents Shock Value II em dezembro de 2009. Em janeiro de 2010, Katy Perry aceitou o pedido de casamento feito por Russell Brand enquanto ambos estavam viajando em Jaipur, Rajastão, Índia. Ela retornou aos estúdios para a gravação de seu segundo álbum de estúdio de música pop, e anunciou que estava trabalhando com Dr. Luke, Max Martin e Greg Wells novamente, além de anunciar Tricky Stewart como produtor, também. Ela participou como jurada da nona temporada do programa americano de talentos musicais American Idol, em janeiro de 2010. California Gurls, que tem a participação do rapper Snoop Dogg, foi lançado em maio de 2010 como primeiro single do segundo álbum de estúdio intitulado Teenage Dream e conseguiu atingir a primeira posição das paradas americanas, australianas, canadenses, irlandesas e neozelandesas, aparecendo no pódium das paradas alemãs, austríacas, finlandesas e portuguesas, tornando-se o terceiro hit da carreira da cantora, com aproximadamente 4,400,000 cópias vendidas digitalmente. Katy Perry apresentou o Teen Choice Awards de 2010, vencendo nas categorias “Música do Verão” e “Melhor Single” com California Gurls.

O álbum Teenage Dream foi lançado em agosto de 2010 e emplacou na primeira posição das paradas de álbuns como a Billboard 200 e as paradas australianas, canadenses, inglesas e irlandesas. A faixa-título do álbum, Teenage Dream, foi lançado em julho, antes do lançamento do álbum, como segundo single e atingiu a primeira posição dos Estados Unidos, Irlanda e Nova Zelândia, também tornando-se um sucesso de sua carreira. Em setembro, ela gravou uma participação especial no programa infantil, Sesame Street, mas ela não foi ao ar devido ao decote usado pela cantora no episódio, que foi reprovado por alguns pais mais conservadores. Em resposta, Perry apareceu no programa americano da NBC, Saturday Night Live, vestida com uma camiseta com um grande decote e com o rosto do personagem da Sesame Street, Elmo, como forma de deboche à crítica. Em outubro, o terceiro single de Teenage Dream, Firework, foi lançado nos Estados Unidos, conseguindo atingir a primeira posição das paradas americanas, canadenses e neozelandesas, sendo o quinto single de sucesso da carreira da cantora. Firework fez com que a cantora quebrasse um recorde por conseguir fazer três singles consecutivos de um mesmo álbum atingirem a primeira posição da parada americana, Billboard Hot 100, feito realizado pela última vez em 1999 pela cantora de R&B, Monica. O videoclipe foi patrocionado pela companhia telefônica européia Deutsche Telekom, que selecionou mais de 200 fãs da cantora para participar da produção. Em outubro, a cantora participou e apresentou-se no Victoria’s Secret Fashion Show 2010, onde cantou Firework usando um vestindo desenhado pelo estilista Todd Thomas. Durante o outono do Hemisfério Norte, ela lançou sua primeira fragrância, chamada Purr, produto com embalagem em formato de gato.

Após a polêmica envolvendo-na na série Sesame Street, Perry participou do episódio “A Luta Antes do Natal” da vigésima segunda temporada deThe Simpsons, onde representou si mesma como namorada do personagem Moe Szyslak. Em dezembro, Katy Perry participou do VH1 Divas Salute the Troops, onde promoveu Teenage Dream e homenageou as tropas militares dos Estados Unidos junto à Keri Hilson, Nicki Minaj e Hayley Williams. Em janeiro de 2011, a cantora participou do People’s Choice Awards 2011, onde venceu nas categorias “Melhor Artista Feminina” e “Maior Sensação Online”. Ela participou da série americana da CBS, How I Met Your Mother, onde interpretou a prima da personagem Zoey, chamada Honey. Anunciada em outubro de 2010, a cantora embarcou em sua segunda turnê mundial, The California Dreams Tour, iniciada no continente europeu em fevereiro de 2011. Em fevereiro de 2011, ela lançou o quarto single de seu segundo álbum, E.T., com a participação do rapper Kanye West na versão remixada, que foi além do recorde anterior e tornou-se o quarto single consecutivo do álbum a ficar na primeira posição da Billboard Hot 100 — feito realizado pela última vez em 2004 pelo cantor Usher, sendo também que a última artista feminina a emplacar quatro músicas na parada foi Mariah Carey em 1991. Last Friday Night sendo o quinto single oficial de seu segundo álbum de estúdio,Teenage Dream (2010). Foi composta por Perry, Bonnie McKee, Dr. Luke e Max Martin, tem produção pelos dois últimos. A canção alcançou a 4ª posição no Billboard Hot 100 EUA em apenas uma semana o seu quarto no gráfico e 6ª no Hot 100 canadense.

Como todos os singles anteriores de Perry do álbum Teenage Dream, que liderou a tabela Hot Digital Songs, quebrando mais um record. A sigla “T.G.I.F.” é a abreviação de “Thank God it’s friday” (em português: “Graças a Deus é sexta-feira”). O videoclipe da canção foi dirigido por Marc Klasfeld, o clipe caracteriza Katy como uma nerd, com sua alter-ego chamada Kathy Beth Terry. O clipe homenageia os anos 80. Quando o single chegou ao topo da Billboard HOT 100, Katy fez história sendo a primeira mulher a ter 5 singles de um álbum só no topo da parada, o outro único artista que já teve esse feito foi Michael Jackson com seu álbum “Bad”. Para ajudar no desempenho do single, a música recebeu Missy Elliot em um remix oficial lançado no Itunes. Além disso, após Katy se segurar no Top 10 da HOT 100 com Last Friday Night e E.T. após estar há meses lá com os outros singles, Katy conseguiu o feito de ter se mantido 69 semanas no Top 100 da parada, sendo que o recorde anterior era de 51 semanas. Enquanto o mundo conhecia Kathy Beth Terry, Katy tinha seu rosto estampado em todos os lugares pela campanha de produtos para cabelo GHD, além de ter sido capa da Rolling Stone em Junho com o mesmo biquíni metálico que ela mesma usou nas performances de California Gurls na The California Dreams Tour. No auge de sua carreira até então, Katy recebe dez nomeações no Videos Music Awards, sendo que todos os clipes do álbum Teenage Dream receberam pelo menos uma indicação, algo que ninguém nunca conseguiu antes. No fim da noite glamurosa, Katy levou 3 VMAs para a casa.

No mês de outubro, enquanto Katy celebrava um ano de casamento com Russell Brand e também seu aniversário de 27 anos, o mundo conheceu um pouco mais do lado sério de Katy com seu sexto single The One That Got Away. O clipe da música foi dirigido pela mesma diretora do clipe de E.T., Floria Sigismondi, e o par romântico de Katy foi Diego Luna. A música participou da divulgação do filme Sete Dias Com Marilyn e uma versão de sete minutos do clipe da música foi exibida antes de algumas sessões de estréia do filme nos Estados Unidos. No mês de novembro, Katy recebeu um American Music Award especial por ter 5 músicas de um único álbum no topo da Billboard Hot 100 e também cantou uma versão acústica de The One That Got Away na premiação. A canção chegou ao topo de várias paradas, porém seu maior número na Billboard Hot 100 foi #3. Para ajudar no desempenho da música nas paradas, a canção recebeu a parceria do rapper B.o.B em um remix oficial lançado no Itunes e também teve sua versão acústica gravada em estúdio e lançada no iTunes em janeiro de 2012. Ainda no mês de novembro, Katy gravou o DVD da The California Dreams Tour dia 23, no último show da turnê em 2011. O show foi especial e todos os ingressos foram dados de graça através de listas, contatos e promoções.

O último mês de 2011 começa perfeito para Katy, pela primeira vez ela apresenta o programa de comédia Saturday Night Live dia 10 e ainda no começo do mês ela lança seu segundo perfume, Meow!. Porém, após dezenas de rumores, no fim do mês, foi confirmado que Katy Perry e Russell Brand estavam oficialmente se divorciando.

Após o divórcio, pouco se soube sobre Katy durante vários dias, o primeiro contado foi feito dia 7 de janeiro no twitter de Katy, onde ela agradecia pelo suporte de todos. Na premiação People’s Choice Awards, Katy não pôde estar presente, porém levou 5 prêmios de 7 indicações. Nos dias 19 e 22, Katy fez os últimos concertos da The California Dreams Tour na Indonésia, e aproveitou para lançar seu perfume Purr no país, aparecendo de cabelo azul na conferência. No dia 27, Katy ajudou seu melhor amigo Markus Molinari em um evento beneficente mostrando novamente seu cabelo azul e seu sorriso inconfundível.

Em março de 2012, Katy Perry lançou a reedição de seu segundo álbum de estúdio, intitulado como Teenage Dream: The Complet Confection contendo três músicas inéditas e remixes. O relançamento teve como seu primeiro single a música Part Of Me, lançada em fevereiro de 2012 que vendeu 411 mil cópias e  liderou em sua semana de estréia as tabelas no Canadá, Escócia, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos, tornando-se o sétimo single da carreira de Perry e o vigésimo na história da publicação a marcar um pico em sua estreia. Ainda em março, Katy anunciou o lançamento de um documentário 3D. Katy Perry: Part Of Me 3D que mostra a vida pessoal e profissional de Katy ao longo de sua carreira, marcando assim, o final da era Teenage Dream. Para sua divulgação, Katy fez Premieres ao redor do mundo, começando com uma em Los Angeles, Katy passou pela Europa, Japão e até pelo Brasil. O filme foi lançado nos Estados Unidos no dia 2 de Julho de 2012 e no Brasil, 3 de agosto e arrecadou 10,2 milhões de dólares  no fim de semana de estréia deixando-o no TOP 10 das bilheterias do EUA. O filme teve como faixa título, uma das músicas inéditas do relançamento do Teenage Dream, a música Wide Awake, lançada em 21 de Junho de 2012 como single e  ficando em 1º lugar na Bélgica,  Canadá, Nova Zelândia, Polônia e em 2º lugar na Hot 100 da Billboard nos Estados Unidos. Em agosto, Katy foi vista pela primeira vez saindo com o cantor John Mayer, com quem namorou até fevereiro de 2013. No final do ano, Katy foi eleita a mulher do ano pela revista Billboard e também compareceu ao evento realizado em dezembro.

Em 2013, Katy se tornou garota propaganda da marca de salgadinhos americana, PopChips, lançando mais tarde seu próprio sabor de batata: Kettle’s Corn. Katy também ajudou na divulgação do presidente Barack Obama, performando em vários eventos. O ano também foi um marco muito importante para a carreira de Katy, por ter sido protagonizado pelo retorno musical da mesma após o sucesso estrondoso do seu álbum Teenage Dream. A primeira música de trabalho, Roar, foi um enorme sucesso tanto nos EUA quanto ao redor do mundo, dando um passo ótimo para o lançamento de seu terceiro disco de trabalho, PRISM, que foi lançado dia 22 de outubro que vendeu a média de meio milhão de cópias ao redor do mundo só na semana de estreia.

Mesmo com outro álbum lançado depois de mais de um ano de férias, o público continuou dando suporte aos seus trabalhos, proporcionando novos recordes quebrados e alta demanda de vendas. Além de Roar, Katy pode mostrar também outros trabalhos diferentes para o público, com um tom mais sério e vulnerável em Unconditionally e divertindo festas e clubes com as batidas viciantes de Dark Horse, que vem agora com seu novo vídeo em tema egípcio, começando o ano de 2014 com as melhores posições em chart, servindo como incentivo para começar bem a sua nova turnê mundial, a The Prismatic World Tour, que começa em Maio porém já mostra alta demanda com a pré-venda de ingressos.